sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Reflexão: A Parábola das Moscas

Certa vez, duas moscas caíram num copo de leite. 

A primeira era forte e valente. Assim, logo ao cair, nadou até a borda do copo. Como a superfície era muito lisa e suas asas estavam molhadas, ela não conseguiu escapar, desanimou, parou de se debater e morreu.
Sua companheira, apesar de não ser tão forte, era esperta e por isso continuou a se debater  e a lutar.

Aos poucos com tanta agitação, o leite ao seu redor formou um pequeno nódulo de manteiga no qual ela subiu.  Dali, conseguiu levantar voo para longe.

Tempos depois, a mosca esperta, por descuido, novamente caiu num copo. desta vez cheio de água. Como pensou que já conhecia a solução daquele problema, começou a se debater na esperança de que, no divino tempo, se salvasse. 

  Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição  da companheira de espécie, pousou na beira  do copo e gritou:
- tem um canudo ali, suba nele.
A mosca esperta respondeu:
- "Pode deixar que eu sei  como resolver este problema. já passei por isso.

E continuou a se debater mais e mais até que, exausta, afundou na água e morreu.

"Soluções do passado, em contextos diferentes, podem transformar em problemas. Se a situação se modificou, dê um jeito de mudar."

Quantos de nós, baseados  em experiências anteriores, deixamos de observar  as mudanças ao redor e ficamos lutando inutilmente até afundar em nossa própria falta de visão? 

Criamos uma confiança equivocada  perdemos a oportunidade de repensar nossas experiências. Ficamos presos a velhos hábitos que nos levaram ao sucesso e perdemos a oportunidade de evoluir. 

É por isso que os japoneses dizem que na garupa do sucesso vem sempre o fracasso. Os dois estão tão próximos que a arrogância pelo sucesso pode levar à displicência que conduz ao fracasso. 

Os donos do futuro sabem reconhecer essas transformações e fazer as mudanças necessárias para acompanhar a nova situação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário